O rosto já não é mais o da criança que, aos 7 anos e apelidada de Fadinha, chamava a atenção pela habilidade com a qual desenvolvia manobras de grande dificuldade em cima de um skate. Mas o sorriso aberto e franco da agora adolescente Rayssa Leal, aos 15 anos, continua o mesmo. Foi com esse sorriso que a campeã de 2022 da Liga Mundial de Skate na categoria street apareceu no telão do Copacabana Palace, nesta quarta-feira (12), para agradecer o prêmio Faz Diferença na categoria Esportes.
— Oi! Estou aqui na casa da vovó, mas passando para agradecer pelo prêmio, a todos os jornalistas que votaram em mim para o prêmio Faz Diferença, estou muito feliz mesmo e espero continuar inspirando mais meninas a continuar andando de skate, a praticar vários esportes e mostrar que elas podem, sim! — disse a campeã, que à tarde havia postado numa rede social foto ao lado da avó, ambas sorrindo e fazendo o sinal de positivo com o dedo. Na legenda, a menina escreveu ao lado de um coração: “Meu ‘pontin’ de paz”.
Nascida em Imperatriz, no Maranhão, Rayssa tem uma trajetória meteórica e vitoriosa no skate. Já muito cedo, fez história. O país inteiro se emocionou com a medalha de prata que ela conquistou na Olimpíada de Tóquio (disputada em 2021 por conta da pandemia de Covid-19), na estreia do Skate como modalidade Olímpica.
Veja fotos da cerimônia de entrega do Prêmio Faz Diferença
20 fotos
20ª edição da premiação homenageia Milton Nascimento como Personalidade de 2022
Desde 2019, Rayssa Leal vem se destacando no cenário internacional do skate. Além da medalha no Japão e da conquista da Liga em 2022, quando venceu todas as quatro etapas do calendário, em fevereiro deste ano ela já levou o Campeonato Mundial de Skate Street, disputado nos Emirados Árabes Unidos.
O sucesso nas pistas trouxe junto a responsabilidade de ser uma inspiração para milhares de meninas que, como ela, sonham em abrir espaço na prática de esportes que, durante muito tempo, foram reservados aos homens.
— Meu foco continua sendo o mesmo: me divertir andando de skate e inspirar outras crianças, principalmente as meninas. Isso é uma das coisas que me deixa mais alegre — diz a atleta.
A 20ª edição do Prêmio Faz Diferença é uma iniciativa do GLOBO em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan).