Em Santo Antonio dos Lopes – MA, a Termelétrica opera em teste 10 dias por autorização da ANEEL

Por Daniel Matos

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) autorizou, dia 23 de junho, o início de testes, da Usina Termelétrica (UTE) Parnaíba V, localizada no município de Santo Antônio dos Lopes, no estado do Maranhão. A operação iniciou dia 24 e a previsão é que a energia gerada comece a ser distribuída em dois anos.

A termelétrica tem capacidade de 385 megawatts (MW) e faz parte do chamado Complexo Parnaíba, que tem 1.900 MW de capacidade instalada, e utiliza gás natural produzido nas proximidades do complexo termelétrico. No pico das obras da usina foram gerados cerca de 2 mil empregos diretos.

A entrada em operação da UTE Parnaíba V representa o fechamento do ciclo de operação da UTE Parnaíba I, o que representa a eficientização do ciclo de produção, com possibilidade de maior geração de energia elétrica, sem significativo acréscimo no consumo de gás natural.

O início dos testes representa antecipação de um ano e seis meses em relação ao compromisso do leilão de energia elétrica, realizado em 2018
A UTE Parnaíba V foi contratada a partir de leilão realizado em 2018, com previsão de entrega da energia em 2024. Portanto, o início dos testes representa antecipação de um ano e seis meses em relação ao compromisso do leilão de energia elétrica.

A entrada em operação dessa termelétrica representa acréscimo de importante recurso de geração ao Sistema Interligado Nacional (SIN).

Visits: 46