.
.
Em carta à Unesco, Lula defende regulação das plataformas digitais

Em carta à Unesco, Lula defende regulação das plataformas digitais

O presidente Lula defendeu, nesta quarta-feira, a regulação das plataformas digitais, como Facebook, Whatsapp e o Google, com transparência e participação social.

Uma carta do presidente foi lida na abertura da conferência global “Por Uma Internet Confiável”, realizada pela Unesco em sua sede em Paris, na França.

O evento da Unesco, que vai até esta esta quinta-feira, busca discutir as ameaças à integridade da informação e da liberdade de expressão nas plataformas de redes sociais e conta com a participação de diversos governos, especialistas e da sociedade civil.

Lula afirmou que o ambiente digital acarretou a “concentração de mercado e de poder nas mãos de poucas empresas e países”, trazendo riscos para a democracia.

O presidente lembrou que os atos golpistas em Brasília, no dia 8 de janeiro, foram estimulados e organizados nas redes sociais.

Para Lula, uma regulação das plataformas digitais deve garantir a liberdade de expressão e também o direito de a sociedade receber informações confiáveis.

Olivia Bandeira, da Coordenação do Coletivo Intervozes, está representando a sociedade civil brasileira na Conferência da Unesco. Ela avalia que a discussão deve ser aprofundada para a construção da regulação, inclusive no Brasil.

Olívia Bandeira destaca que a discussão é importante no processo de regulamentação que promova plataformas digitais plurais e democráticas com a retomada, por exemplo, dos debates sobre o PL-2630 no Congresso Nacional, que busca combater à disseminação de conteúdo falso nas redes sociais.

Visits: 11

WhatsApp