A coordenadora do Departamento de Adulto e Idoso da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Claudiana Cordeiro, falou sobre o alcance e o lançamento da Cartilha de Prevenção de Queda em Pessoas Idosas, em entrevista ao programa ‘Diário da Manhã’ desta quarta-feira (6), com transmissão ao vivo e simultânea pela Rádio e TV Assembleia.
Na conversa com o jornalista e apresentador Ronald Segundo, a gestora disse que a cartilha tem o objetivo de promover a redução nos incidentes de queda de idosos e até casos de óbito. A publicação estará disponível, de forma virtual, no site da SES, e impressa nas unidades de saúde dos 217 municípios maranhenses.
“Em consonância com os municípios, a cartilha estará nas unidades básicas de saúde e, também, nas nossas unidades, como policlínicas, nas 19 regionais de saúde, para que os nossos idosos tenham qualidade de vida com ações como rodas de conversa com familiares e cuidadores, para que possam ter um envelhecimento saudável e ativo”, explicou.
Claudiana Cordeiro afirmou, também, que a cartilha é destinada aos profissionais de saúde, agentes comunitários de saúde e para os próprios idosos, para que tenham o autocuidado, no sentido de prevenção às quedas. De acordo com ela, estudos mostram que 30% das pessoas com 65 anos ou mais sofrem quedas, e isso pode ter consequências sérias para a saúde.
“O objetivo é prevenir quedas e estimular que os idosos permaneçam vivendo com independência e autonomia por mais tempo, melhorando sua qualidade de vida. Dicas simples de prevenção de quedas é evitar, por exemplo, tapetes de tecido, use tapetes emborrachados antiderrapantes, cuidar do ambiente domiciliar para evitar riscos de queda e manter a independência e autonomia com exercícios e atividades regulares”, recomendou.
Em transmissão simultânea e ao vivo, o ‘Diário da Manhã’ pode ser acompanhado de segunda a sexta-feira, das 9h às 9h30, pela Rádio Assembleia (96.9 FM) e pela TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309), além do canal do Youtube.