A Embrapa lança alface resistente ao calor

A cultivar BRS Mediterrânea é uma alface de folhas crespas de coloração verde-clara, que corresponde ao tipo varietal preferido pelos consumidores brasileiros. Ela apresenta resistência à doença de solo denominada fusariose e aos nematoides-das-galhas, o que contribui para a menor necessidade de aporte de agrotóxicos nos cultivos de alface. Isso soma benefícios para o meio ambiente, mas também para o consumidor, já que a principal forma de consumo são folhas frescas.

A alface BRS Mediterrânea é mais tolerante às altas temperaturas e ao florescimento precoce ocasionado pelo calor, ou seja, mesmo em condições de temperatura superior à faixa de temperatura ótima para cultivo, a planta atinge o tamanho comercial desejável no momento da colheita.

A cultivar também se destaca pelo vigor no crescimento vegetativo, sendo, em média, sete dias mais precoce que a cultivar de alface crespa mais plantada no Brasil. É indicada para cultivo em todas as regiões produtoras de alface do país, em qualquer sistema de produção: campo aberto, cultivo protegido ou hidroponia.

As plantas são de porte grande e caule grosso, facilitando operações de colheita e pós-colheita. A folhagem apresenta coloração verde-clara com um atraente recortado das margens foliares. O ciclo de produção varia em função das condições climáticas, sendo em torno de 35 dias nos períodos mais quentes e de 45 dias nos períodos mais frios. Produz pés com peso médio entre 700 e 800 g, dentro dos espaçamentos habitualmente utilizados.

A cultivar foi desenvolvida no âmbito do programa de melhoramento genético de alface da Embrapa Hortaliças, cujo objetivo principal é contribuir com a sustentabilidade da cadeia produtiva de alface no Brasil. A validação da cultivar foi realizada em conjunto com a empresa Agrocinco, que possui contrato de parceria em Pesquisa e Desenvolvimento com a Embrapa baseado na Lei de Inovação Tecnológica. A cultivar BRS Mediterrânea está registrada e protegida pelos órgãos competentes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.Esta solução tecnológica foi desenvolvida pela Embrapa em parceria com outras instituições.

Hits: 4

9 thoughts on “A Embrapa lança alface resistente ao calor

  1. Pingback: Cannabis Oil Shop
  2. Pingback: azure devops
  3. Pingback: Urban Nido

Comments are closed.

VALMIR ARAÚJO