5 razões pelas quais o coronavírus atingiu a Itália com força

A Itália é uma das nações mais atingidas pela pandemia global de coronavírus. Como estudioso no campo da gestão de segurança e emergência, que estudou e trabalhou na Itália, determinei que há pelo menos cinco razões principais pelas quais o país está sofrendo tanto.

1. Muitas pessoas idosas

Os italianos têm a sexta maior expectativa de vida do mundo – 84 anos. Isso significa que muitos italianos são idosos: em 2018, 22,6% da população tinha 65 anos ou mais, entre as proporções mais altas da Europa.

Pesquisadores médicos disseram que o coronavírus representa uma ameaça mais séria para os idosos do que para os mais jovens. As pessoas mais velhas têm maior probabilidade de contrair a doença COVID-19 e, principalmente, de ter um caso mais grave dela . Isso também pode aumentar a demanda por unidades de terapia intensiva dos hospitais.

Muitos italianos mais velhos também podem ter sido expostos ao vírus no local de trabalho; em 2019, a idade média de aposentadoria italiana era de 67 anos , pelo menos dois anos depois da média de aposentados em outros países ocidentais desenvolvidos.

2. Proximidade

Os italianos não estão acostumados ao distanciamento social . São pessoas muito afetuosas fisicamente: abraços e beijos são comuns não apenas entre os membros da família, mas também entre amigos e até colegas de trabalho .

Mesmo quando estão conversando, os italianos estão mais próximos do que muitas outras pessoas, porque a percepção psicológica de sua cultura do espaço pessoal é menor do que em outros países . Grandes reuniões sociais, anteriormente comuns em áreas públicas, foram proibidas pelo primeiro-ministro italiano Giuseppe Conte no início de março de 2020.

3. População densa

Não há muito espaço na Itália para as pessoas se espalharem. A Itália é um país densamente povoado, com uma densidade média de 533 pessoas por quilômetro quadrado . Em comparação, a Alemanha tem uma densidade populacional de 235 pessoas por quilômetro quadrado, enquanto os EUA têm 94 .

Dois terços dos italianos vivem em áreas urbanas ainda mais densas. Roma tem 5.800 pessoas por milha quadrada, e Milão reúne mais de 19.000 pessoas em cada milha quadrada. Isso é quase o dobro da densidade de Berlim e Washington, DC

4. Norte da Itália é um centro de negócios

Milão, no norte da Itália, é a capital financeira do país e mantém estreitas relações comerciais e educacionais com a China . Toda a região do norte da Itália abriga escritórios para muitas empresas multinacionais. Trabalhadores viajam de todo o mundo para participar de reuniões e convenções no norte da Itália. Uma pessoa infectada não apenas pode infectar outras pessoas, mas também pode se espalhar rapidamente por todo o país.

5. Número maciço de casos

Em 25 de março, a China é o único país a registrar mais casos de COVID-19 do que a Itália . Com muito menos pessoas, a taxa de infecção da Itália é muito maior que a da China. Nenhum outro país tem um conjunto de circunstâncias verdadeiramente comparável.

Um fator-chave na gestão de emergências é aprender lições de outras pessoas em circunstâncias semelhantes – mas não há ninguém para a Itália aprender nesta fase da crise. Especialistas chineses viajaram para a Itália para ajudar – mas muitas das lições que estão trazendo só se tornaram claras após o início do surto da Itália , então os italianos estão por trás de onde outros países, com surtos mais recentes, podem estar.

O governo italiano trabalhou progressivamente para conter a doença, incluindo a declaração de um bloqueio nacional total em 10 de março. Mais de duas semanas depois, o país pode finalmente estar vendo um declínio no número de novos casos .

A Itália lutou – e continua lutando – contra uma crise sem precedentes que encontrou terreno perigosamente fértil em elementos demográficos, comerciais, geográficos e culturais do país.

Mas seu povo não perdeu seus hábitos sociais – apenas os adaptou e criou talvez um novo lema nacional temporário: “Distanti ma uniti”. Distante, mas unido.

e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

TOP BUZZ

[metaslider id=10914 cssclass=””]

Visits: 3