O deputado estadual Zé Inácio (PT) protocolou, nesta segunda-feira (6), indicação solicitado ao Governo do Estado a criação do programa “Merenda em Casa”.
O programa tem como objetivo ofertar merenda escolar para os estudantes matriculados na rede pública estadual, no valor mensal de R$ 70,00, durante a pandemia do coronavírus (COVID-19).
De acordo com o deputado, a medida deve ser adotada em caráter emergencial, levando-se em conta que os alunos da rede pública estadual estão com as aulas suspensas desde o dia 17 de março, como medida para conter a propagação do coronavírus.
“Essa é uma medida protetiva e de atenção às famílias e às crianças mais vulneráveis do Maranhão. Esses 70 reais correspondem ao valor de uma cesta básica de alimentos”, informa Zé Inácio.
Ainda segundo a indicação do parlamentar, essa medida deve durar enquanto as aulas estiverem suspensas e serão beneficiadas as famílias inscritas no programa “Bolsa Família”, bem como aquelas que vivem em situação de extrema pobreza, de acordo com o Cadastro Único do Governo Federal.
O relatório “Cenário da Infância e Adolescência no Brasil (2019)”, da Fundação Abrinq, aponta que 47,8% das crianças brasileiras vivem na pobreza, inclusive no Maranhão. Muitas dessas crianças em situação de pobreza dependem das escolas que frequentam para se alimentarem. Com a suspensão das aulas, muitas passarão fome, sendo um dos objetivos do programa “Merenda em Casa” garantir que os alunos mais vulneráveis, que se alimentam diariamente das refeições servidas nas escolas, não fiquem desassistidos.
Comments are closed.