Saiba mais sobre golpe que usa o site do Santander para roubar contas bancárias
Na última sexta-feira (24), o Canaltech noticiou sobre novos ataques de phishing, onde cibercriminosos criam sites falsos do Nubank e Santander para enganar os clientes, induzindo os mesmos a digitarem dados sigilosos, como senhas bancárias e números de cartões de crédito nessas páginas fraudulentas.
Agora, a empresa de segurança ESET dá mais detalhes sobre o golpe envolvendo o Santander, onde o a engenharia social usada nele pode pegar alguns incautos. Confira!
O bom e velho e-mail
De acordo com a ESET, os criminosos criaram um elaborado phishing para pegar clientes do Banco Santander, em que um e-mail se disfarça de comunicado oficial e leva o usuário para um site falso que promete atualizar os dados cadastrais mas, na verdade, repassa essas informações para os golpistas.
Tudo começa com o recebimento do e-mail, que foi desenvolvido com muito mais cuidado do que as campanhas mais comuns de phishing. Mas, de acordo com a ESET, é possível reparar em alguns erros de português e outros detalhes para perceber o golpe. No entanto, o comunicado é desenhado para desviar os olhos do usuário desses detalhes e induzi-lo ao erro, obviamente.
“O golpe traz o sentimento de urgência às vítimas, informando-as que a senha de acesso será suspensa devido a desatualização de dados cadastrais e que, caso a senha seja efetivamente bloqueada, o envio de um novo acesso pelos correios gerará um suposto custo de R$ 34,22 para as vítimas”, descreveu a empresa de segurança.
TOPBUZZ
VEJA TAMBÉM