Queimadas da Floresta Amazônica no Pará foi comandada pelo Whatsapp

Um grupo no WhatsApp chamado “Dia do fogo”, contava com a presença de 70 membros de Altamira e Novo Progresso no estado do Pará. Este é um dos assuntos mais polêmicos sobre as recentes queimadas na Floresta Amazônica.

O município de Altamira é o que lidera o número de incêndios e desmatamentos no Brasil. A região de Cachoeira da Serra é hoje um dos polos agrícolas mais disputados pelos agricultores regionais. Este local ficou famoso por ser palco da maior queimada da história do estado, que ocorreu no último dia 10 de agosto.

Este dia ficou conhecido como o “Dia do Fogo”. Ao que se sabe até o momento, havia um grupo no WhatsApp com mais de 70 pessoas, onde entre os membros estavam produtores rurais, comerciantes, grileiros e sindicalistas.

Dentro dele eles estavam combinando um incêndio criminoso as margens da BR 163, uma rodovia que liga o Pará ao Estado de Mato Grosso e também aos fluentes do Rio Tapajós.

Ministério Público

Um pedido do MP de Novo Progresso, fez com que o Delegado Daniel Mattos Pereira, da Polícia Civil, ouvisse algumas destas pessoas que estavam ligadas ao “Dia do Fogo”, porém após os poucos depoimentos, nenhuma pessoa ainda foi presa.

Muitos produtores rurais da região já realizaram denúncias sobre os casos, pois há um grande prejuízo por conta destas queimadas.

Pastagens, lavouras, animais, cercas e tudo o que o fogo encontrava pelo caminho ia sendo “devorado”. O “Dia do Fogo” ficou conhecido por conta de que há boatos de que alguns sindicalistas e outros membros da região estão para lançar uma nova versão deste caso.

É uma história que vem sendo repercutida nas estradas.

Denúncia de quem está queimando as regiões do Pará

Alguns populares da região citaram que os responsáveis por atear fogo neste território do Pará é o ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade). Foi avistado uma moto preta colocando fogo em diversas localidades.

O fogo criminoso na região segundo eles está mesmo sendo feito por algumas ONGs, mas há alguns fazendeiros que podem estar envolvidos. Tudo para chamar a atenção do mundo para a região.

Dia do Fogo

A polícia já está investigando os responsáveis pelos fogos criminosos do “Dia do Fogo”. O evento do dia 10 de agosto de 2019 ficará para a história quando diversos incêndios criminosos aconteceram simultaneamente nas Florestas da Amazônia.

Os estados do Acre, Amapá, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e o próprio Amazonas foram atingidos por queimadas muito acima do “típico” para as secas desta época do ano.

Topbuz

Portal Hora 1 News Maranhão

Comunicação e Ciências Pedagógias, atuante na area de comunicação desde 2000 até o momento.

Comments are closed.