O presidente Luiz Inácio Lula da Silva viaja nesta quarta-feira (17) para o Japão. Ele vai participar da 49ª Cúpula do G7, que começa no próximo sábado, dia 20, e termina no dia 21, segunda-feira.
O grupo reúne os 7 países mais ricos do mundo: Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino Unido.
O Brasil participa da Cúpula do G7 como país convidado. O convite ao presidente Lula foi feito pelo primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida.
E dois temas estão no foco do líder brasileiro, segundo o secretário de Assuntos Econômicos e Financeiros do Ministério das Relações Exteriores, embaixador Mauricio Lyrio.
Além de participar da cúpula, o Brasil também terá encontros bilaterais com Japão, Índia e Indonésia.
De acordo com o embaixador, na pauta do G7 estão a guerra da Rússia contra a Ucrânia; o desarmamento nuclear e o enfrentamento das vulnerabilidades dos países de baixa e média renda.
Mudanças climáticas, transição energética, segurança alimentar, saúde, direitos humanos, questões de gênero e tecnologia também estão na pauta.
Ao final da cúpula do G7, devem ser apresentados dois documentos com os posicionamentos dos países sobre os vários temas debatidos durante o encontro. Um, apenas com os países membros do grupo, e outro com os países membros e convidados.
Segundo o embaixador Mauricio Lyrio, o governo brasileiro trabalha para que a declaração final reflita a visão do Brasil a respeito da guerra entre Rússia e Ucrânia e da segurança alimentar no mundo.