Foi preso na noite desta quinta-feira (20) em Castanhal, município distante 76 km de Belém, o último dos 20 guardas municipais suspeitos de envolvimento em grupos de extermínio no nordeste do Pará.
Dezenove agentes foram presos pela operação Modelo, realizada em sete municípios do estado. Um dos investigados é o inspetor geral da Guarda Municipal do município.
O vigésimo guarda estava foragido e se entregou no Fórum de Castanhal, onde foi ouvido em audiência de custódia. Em seguida, ele foi encaminhado para a sede da Divisão de Homicídios, em Belém, onde prestou depoimento.
Segundo a Polícia Civil, o agente deve permanecer na unidade policial até ser transferido para o Centro de Recuperação Coronel Anastácio das Neves (CRECAN), no Complexo Penitenciário de Santa Izabel do Pará, na região metropolitana de Belém.
As investigações policiais apontam que o grupo de agentes estaria envolvida no assassinato do adolescente Mateus Souza da Silva, de 17 anos. O crime ocorreu em 22 de abril de 2018.
A Operação Modelo apreendeu três armas de fogo, sendo dois revólveres 38 e uma pistola calibre 40; centenas de munições, duas granadas e um computador portátil.
Em nota, a Prefeitura de Castanhal informou que não foi notificada formalmente da operação e por isso não vai se manifestar.
“Limpeza social”
O delegado-geral de Polícia, Alberto Teixeira, disse que o grupo tinha como objetivo realizar uma “limpeza social” no município e nas cidades vizinhas.
“As investigações nos levam à tese de que era um grupo de extermínio. Pessoas que tinham envolvimento com a criminalidade eram exterminadas. Apesar disso, o grupo não caracteriza uma milícia”, afirmou o delegado.
A Operação Modelo investiga casos de homicídio na região nordeste do estado. De acordo com a polícia durante a operação 54 mandados de Justiça foram cumpridos, sendo 35 de busca e apreensão e 19 de prisão.
De acordo com Alberto Teixeira, o então comandante da guarda estava ligado às ações. “Infelizmente se trata de um agente público. As investigações nos levam a crer que ele estava ligado as ações, dando suporte aos casos. Ele também tem responsabilidade na autoria”, explicou o delegado.
G1 PA
Comments are closed.