Caso seja eleito, o candidato vai criar aplicativo que possibilite ao maranhense resolver gratuitamente, pelo telefone e sem sair de casa, demandas como marcação de consultas, matrículas, Detran, Procon, emissão de documentos, registro de ocorrências e mais uma série de serviços do estado
O ex-prefeito de São Pedro dos Crentes, Lahesio Bonfim (PSC), pretende promover uma verdadeira revolução digital nos serviços públicos do Governo do Maranhão se for eleito. Segundo Lahesio, a população do Maranhão sofre com a burocracia e falta de empenho do governo em facilitar o atendimento nas mais diversas áreas da administração pública. Bonfim quer criar um aplicativo do governo que ajude a população resolver, de forma gratuita, todas as necessidades junto ao Governo do estado.
“As agências dos bancos viviam lotadas.
Vieram os smartphones e quase tudo hoje resolve tudo pelo celular, as agências ficaram vazias. Por que não pode ser assim com o governo? Pois eu digo que iremos fazer assim com o governo. Todo serviço público e atendimento que puder ser feito pelo celular, o maranhense vai poder fazer pelo celular. Matrícula de menino, marcação de consulta, requisição de documento, ocorrência. Tudo no mesmo lugar e gratuitamente”, explicou.
Hoje em dia o governo do estado é responsável por centenas de atendimentos em setores como educação, turismo, segurança, economia e saúde. Para Lahesio, possibilitar ao povo a realização desses serviços pelo telefone significa mais qualidade de vida e geração de riqueza.
“Todo maranhense normal já perdeu dias tendo que resolver problema em Detran, SEFAZ, escola e Procon. Um tempo que poderia ser usado trabalhando, ou descansando. No meu governo, o estado não vai mais tirar esse tempo das pessoas, vai facilitar. Tudo o que puder ser feito pelo telefone, será feito pelo telefone”, disse Bonfim.
Questionado sobre como pretende manter os serviços gratuitos, uma vez que o acesso vai requerer o uso de dados móveis, Lahesio afirmou que pretende fazer convênios com as operadoras. “Hoje as operadoras oferecem pacotes que deixam alguns aplicativos ilimitados, como Facebook, Whatsapp e Instagram. Vamos procurar as operadoras e fazer esse convênio. Tenho certeza que vai ser do interesse delas ter mais este serviço. Tudo é uma questão de conversa e responsabilidade social que eu tenho certeza que as operadoras vão aceitar. Quem oferece Facebook não vai querer negar a uma mãe que faça a matrícula do filho ou marque uma consulta pelo telefone, não é?”, disse.
Além de democratizar o acesso aos serviços públicos, Bonfim também acredita que a iniciativa irá gerar uma grande economia. “O Procon virou um cabide de emprego que custa milhões ao povo e beneficia apenas uma pessoa que todo mundo sabe quem é. Imagine que, ao invés disso, o Procon tivesse um Call Center que atendesse qualquer reclamação, em qualquer hora, 24 horas por dia? Seria mais efetivo e você não gastaria com aluguel e outras maracutaias, com um serviço caro, mas que nem o ferryboat foi capaz de fiscalizar”, afirmou.
Para manter a segurança e evitar fraudes, Bonfim pretende que o aplicativo do governo use a mesma tecnologia de bancos digitais.
“Bom gestor não inventa, ele vai atrás do que dá certo. Hoje existem vários bancos que usam tecnologia que garante segurança do banco e do cliente. E vamos usar essa tecnologia em nosso aplicativo para assegurar ao maranhense o melhor atendimento possível”, concluiu.