Caxias registra 68 casos de violência contra idosos em 2023

A luta pelo direito a uma velhice livre de violência e o estímulo à quebra do silêncio, muitas vezes mantido por essas pessoas, marca esta quinta-feira (15), quando é lembrado o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. Segundo a ong “Árvore da Vida”, que atua na proteção da pessoa idosa, já são 68 casos de violência contra esse público até agora, somente neste ano, em Caxias. Esse número representa quase 30%  do número total registrado em 2022. 

Hely Oliveira

“As violências mais praticadas contra os idosos são a psicológica, a física e a financeira (relacionada ao interesse no cartão do idoso). Essas situações ocorrem mais devido o idoso não ter aquele apoio da família muitas vezes, a exemplo dos filhos e netos. E quando não há cuidado gera aquele descuido total e aí os de fora aproveitam, e a violação vai direto, atingindo justamente aquela pessoa que mais precisa do cuidado, que é o idoso”, explica Hely Oliveira, vice-presidente do Conselho do Idoso e presidente da ong “Árvore da Vida”.

Para denunciar qualquer tipo de abuso ou violência é possível ligar para o DISQUE 100 /DISQUE DIREITOS HUMANOS. A ligação é gratuita e o atendimento é feito 24 horas por dia. Também é possível entrar em contato com o Conselho Estadual do Idoso, pelo e-mail cei@desenvolvimentosocial.gov.br, ou ligar para a Polícia Militar pelo 190.

Fonte: NOCA

Portal Hora 1 News Maranhão

Comunicação e Ciências Pedagógias, atuante na area de comunicação desde 2000 até o momento.