Carlos Lula critica incoerência da Câmara Federal em votações sobre cassações parlamentares
O deputado estadual Carlos Lula (PSB) criticou, na tribuna da Assembleia Legislativa do Maranhão, as decisões tomadas pela Câmara dos Deputados na noite de quarta-feira (10). Para o parlamentar, o Congresso protagonizou “mais uma noite triste”, marcada por incoerências e afronta direta à Constituição Federal.
Lula destacou primeiro a suspensão de seis meses aplicada ao deputado Glauber Braga (PSOL-RJ), após conflito com membros do MBL. Segundo ele, embora o ato tenha sido errado, a punição foi proporcional. “Ele não precisou ter o mandato cassado, mas ficará sem poder exercer atividade parlamentar por seis meses”, afirmou.
O deputado classificou como “absurda” a decisão seguinte da Câmara, que manteve o mandato da deputada Carla Zambelli, mesmo após sua condenação criminal com trânsito em julgado. Ele lembrou que, nesses casos, a Constituição determina que a perda do mandato seja apenas declarada pela Mesa Diretora, sem votação.
“A deputada Carla Zambelli está encarcerada na Itália. Por isso, a medida tomada pela Câmara Federal é tão absurda. Pois nesses casos a Constituição é clara, o mandato não é votado, é apenas declarado pela mesa”, criticou.
Lula também repudiou a comemoração de parlamentares após o resultado. “É um tapa na cara da sociedade brasileira”, disse.
Ao comparar os dois casos, Carlos Lula destacou a contradição. “Um parlamentar reage à provocação contra a vida de sua mãe e tem o mandato suspenso. E alguém que sai no meio da rua com uma arma em punho (…) não, com ela não acontece nada”, afirmou.
O deputado lembrou que a Assembleia Legislativa do Maranhão já aplicou a regra corretamente em situação semelhante.
Carlos Lula concluiu lamentando o cenário nacional e reafirmando seu compromisso com a legalidade e a democracia. “Vamos continuar lutando pelo povo do Brasil e pelo povo do Maranhão. Não dá para admitir que medidas como essa continuem sendo tomadas pela Câmara dos Deputados”, finalizou.
















