A Secretaria Municipal de Saúde de São Luís confirmou quatro casos de menigite viral

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) confirmou quatro casos de meningite viral em São Luís. De acordo com o órgão, apenas um dos pacientes segue internado em um hospital da rede privada.

Apesar dos casos, neste ano, não houve nenhum óbito por meningite viral na capital. Já em 2022, quatro pessoas morreram em decorrência da doença em São Luís.

De acordo com a Semus, os casos suspeitos são atendidos nos hospitais municipais Djalma Marques (Socorrão I), Clementino Moura (Socorrão II); unidades mistas, pronto socorro ou Unidade Básica de Saúde (UBS).

Aluno é diagnosticado com meningite viral

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) confirmou, nesta quarta-feira (22), um caso de meningite viral em São Luís. O paciente está internado em um hospital privado na capital, em isolamento, e apresenta um quadro clínico estável.

O paciente, que não teve o nome e nem idade divulgadas, é um aluno do 6° ano do Ensino Fundamental da escola particular SESI. De acordo com a SES, equipes da Secretaria e do município de São Luís estiveram nesta quarta na unidade escolar, com objetivo de orientar sobre as medidas a serem adotadas para evitar o contágio.

Em nota, o SESI afirmou que recebeu, na terça-feira (21), a informação de que o aluno foi diagnosticado com meningite viral. A escola também disse que tomou medidas preventivas e sanitárias para preservar a saúde dos alunos, professores e colaboradores.

O que é a meningite?

As meninges são as membranas que envolvem todo o sistema nervoso central. A meningite ocorre quando há alguma inflamação desse revestimento, causado por micro-organismos, alergias a medicamentos, câncer e outros agentes.

A meningite tem uma alta taxa de mortalidade e sequelas, como surdez, perda dos movimentos e danos ao sistema nervoso. As crianças são a faixa etária mais atingida, e os pacientes devem ter um acompanhamento por pelo menos 6 meses depois da doença.

    Por g1 MA

    Portal Hora 1 News Maranhão

    Comunicação e Ciências Pedagógias, atuante na area de comunicação desde 2000 até o momento.