Ator João Acaiabe, o Tio Barnabé, morre em decorrência da covid-19

O ator João Acaiabe morreu, aos 76 anos de idade, na noite desta quarta-feira (31) vítima da covid-19. Entre os papéis de maior destaques interpretados por ele, estão o Tio Barnabé, na série Sítio do Picapau Amarelo, exibida na Rede Globo de Televisão, e pelo chef Chico, na novela Chiquititas, do SBT. Acaiabe estava internado em hospital da rede Prevent Senior, em São Paulo. 

Ele recebeu o diagnóstico da covid-19 no dia 15 de março, segundo informações da família. Nesse dia começaria a vacinação para a faixa etária do ator no estado de São Paulo. 

Em comunicado, a família destacou a trajetória dele como artista e também como ativista político. “João Acaiabe é não apenas um ator de teatro, TV, cinema, contador de histórias, diretor, locutor de muito talento, mas uma das pessoas mais amorosas, generosas, sensíveis, que temos o privilégio de conhecer. Pai, amigo, avô, companheiro e tio amoroso. Guerreiro que sempre combateu o bom combate, seja no posicionamento político, seja no engajamento pela luta contra o racismo.”

Diversas manifestações de carinho e admiração foram publicadas nas redes sociais do ator. “Guardarei no coração tudo o que vivemos e a referência que você é para a nossa família! Gratidão, meu pai. Que os espíritos de luz te recebam em Aruanda até a gente se encontrar novamente, porque almas gêmeas nunca se separam”, escreveu a filha Thays Acaiabe.

A atriz Giovanna Grigio, que atuou com ele em Chiquititas, destacou a generosidade de João Acaiabe. “Era meu primeiro teste pra Chiquititas, eu estava muito nervosa e você me chamou pra ensaiar. A gente passou texto várias vezes juntos e foi amor à primeira cena. Ter você como professor e amigo, escutar suas histórias, aprender com você… Com certeza foram dos maiores privilégios da minha vida!”, relembrou.

AGÊNCIA BRASIL

Morre João Acaiabe, 'o Tio Barnabé do Sitio do Picapau Amarelo', por  complicações da Covid-19
João Acaiabe, o Tio Barnabé do Sítio do Picapau Amarelo, morre de covid-19
Valmir Arajúo