DOM PEDRO | Judiciário atende pedido de professores e determina acesso às informações sobre aplicação do FUNDEB

O Poder Judiciário em Dom Pedro determinou que o Município de Dom Pedro forneça dados relativos à folha de pagamento detalhada de todos os servidores públicos municipais da Educação, ao Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Dom Pedro, Joselândia, Santo Antônio dos Lopes e Senador Alexandre Costa – SINSERPDOM. A entidade sindical ajuizou Mandado de Segurança contra negativa do prefeito muncipal, de dar visibilidade sobre a aplicação de recursos dos Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – FUNDEB.

A sentença prevê também, multa diária de mil reais para a pessoa do prefeito municipal, limitando sua incidência a 30 dias, caso haja negativa no fornecimento dos dados solicitados pelo sindicato.

O SINSERPDOM alegou que solicitou cópias das folhas de pagamento dos servidores municipais do mês de janeiro/2018 a fim de acompanhar a aplicação de recursos dos FUNDEB, no entanto, o requerido negou o acesso.

Notificado, o prefeito de Dom Pedro não se manifestou sobre as alegações e pedidos, deixando de prestar informações sobre o acesso aos documentos solicitados. O Ministério Público apresentou manifestação favorável pelo acesso das informações apenas referentes aos servidores filiados ao sindicato.

Na análise do caso, o magistrado frisou que o mandado de segurança é remédio constitucional apto a tutelar direito líquido e certo, não amparado por “habeas corpus” ou “habeas data”, sempre que, ilegalmente ou com abuso de poder, qualquer pessoa física ou jurídica sofrer violação ou houver justo receio de sofrê-la por parte de autoridade, conforme artigo 1º da Lei nº 12.016/2009. “A certeza e liquidez do direito devem ser comprovadas através de documentos acostados quando da impetração do writ ou, estando os documentos fora do alcance do impetrante, solicitados mediante requisição judicial. Com a ausência das informações da autoridade coatora, não se sabe o motivo da negativa de informações”, ressalta.

Para o Judiciário, a negativa de informação e manifestação, vão de encontro à própria Constituição Federal, que assim prescreve em seu art. 5º, “todos têm direito a receber dos órgãos públicos informações de seu interesse particular, ou de interesse coletivo ou geral, que serão prestadas no prazo da lei, sob pena de responsabilidade, ressalvadas aquelas cujo sigilo seja imprescindível à segurança da sociedade e do Estado”, cita.

ACESSO À INFORMAÇÃO – Na sentença, o julgador descreve também sobre a Lei nº 12.527/2011, conhecida como Lei de Acesso à Informação, que tem por finalidade a regulamentação do disposto na Constituição Federal. “É dever dos órgãos e entidades públicas promover, independentemente de requerimentos, a divulgação em local de fácil acesso, no âmbito de suas competências, de informações de interesse coletivo ou geral por eles produzidas ou custodiadas”, finaliza.

28 thoughts on “DOM PEDRO | Judiciário atende pedido de professores e determina acesso às informações sobre aplicação do FUNDEB

  1. Excellent beat ! I would like to apprentice evn as
    you amend your web site, how can i subscribe for a weblog web site?
    The account aided me a appropriate deal. I have been tiny bit acquainted oof this your broadcast provided
    vivid transparent idea
    peňažný investor homepage Investičný fond JKR Cyprus

  2. After I originally commented I seem to have clicked on the -Notify me when new comments are added- checkbox and from now on whenever a comment is added I receive four emails
    with the same comment. Perhaps there is an easy method you can remove me from that service?
    Thank you!

  3. You are so cool! I do not believe I’ve read through something like
    this before. So great to find another person with some original thoughts
    on this subject. Really.. thanks for starting this up.
    This website is one thing that is required on the web, someone with a little originality!

  4. My brother suggested I might like this website. He was totally
    right. This post truly made my day. You can not
    imagine simply how much time I had spent for this information! Thanks!

  5. What i don’t realize is if truth be told how you are not really much more
    well-liked than you may be right now. You are very intelligent.
    You know thus considerably with regards to this subject, made me in my opinion believe it from numerous numerous angles.

    Its like women and men don’t seem to be involved unless it is one thing
    to do with Woman gaga! Your own stuffs great. All the time take care of it up!

  6. Hey superb website! Does running a blog like
    this take a large amount of work? I have absolutely no
    understanding of programming however I was hoping to start my own blog
    in the near future. Anyway, should you have any suggestions or techniques for new blog owners please share.
    I understand this is off subject nevertheless I simply had to ask.
    Thanks a lot!

  7. Hello There. I found your blog using msn. This is
    an extremely well written article. I’ll make sure to bookmark it and
    return to read more of your useful info. Thanks for the post.

    I will definitely comeback.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Valmir Arajúo