Astronauta americana que bateu recorde no espaço retorna à Terra

A astronauta norte-americana Christina Koch retornou à Terra nesta quinta-feira, 6, depois de passar quase um ano a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS), o que significa o recorde feminino de permanência no espaço.

A cápsula Soyuz com Christina, da Nasa, e seus colegas a bordo (o astronauta italiano Luca Parmitano, da Agência Espacial Europeia, e o cosmonauta russo Alexander Skvortsov) pousou nesta quinta-feira no Cazaquistão, Ásia Central, às 9h12 GMT (6h12 de Brasília), após um voo de três horas e meia.

“A aterrissagem aconteceu como estava previsto e a tripulação está bem”, anunciou o diretor da Agência Espacial Russa (Roskosmos), Dmitri Rogozin, no Twitter. “Estou emocionada e feliz”, disse Koch, sorridente, depois de ser retirada da cápsula.

“Bem-vinda à Terra, @Astro_Christina e parabéns por bater o recorde feminino de permanência no espaço! Você é uma inspiração para jovens mulheres e um orgulho para o Estados Unidos”, escreveu o presidente americano Donald Trump no Twitter.

Parmitano fez um gesto com a mão para mostrar que estava bem, enquanto Skvortsov comeu uma maçã logo depois da aterrissagem, de acordo com um vídeo divulgado pela Roskosmos.

Christina Koch, de 41 anos, permaneceu a bordo da ISS por 328 dias, um novo recorde, superando a marca anterior da também americana Peggy Whitson.

Em 28 de dezembro de 2019, Koch completou 289 dias no espaço, enquanto a marca de sua compatriota era de 288 dias.

Esta engenheira americana já havia entrado para a história com a primeira caminhada espacial 100% feminina, em outubro de 2019, ao lado da compatriota Jessica Meir, uma bióloga marinha.

Em uma entrevista na terça-feira, dois dias antes do retorno à Terra, Christina Koch contou ao canal NBC que aquilo de que mais sentirá falta é da “microgravidade”.

“É muito divertido estar em um lugar onde você pode pular do chão ao teto quando deseja”, declarou, sorrindo.

VEJA

VEJA TAMBÉM

[metaslider id=10914 cssclass=””]

4 thoughts on “Astronauta americana que bateu recorde no espaço retorna à Terra

  1. Pingback: tennis truc tuyen
  2. Pingback: Devops
  3. Pingback: replica watches

Comments are closed.

Valmir Arajúo