Meningite no Maranhão já passa de 100 casos, seguido de 35 mortes somente em 2019

De janeiro ao fim da primeira metade de dezembro, foram registrados 109 casos de meningite no Maranhão, segundo levantamento da Secretaria de Estado da Saúde (SES). O órgão confirmou, ainda, que, desse total, 35 casos resultaram na morte dos pacientes. A estatística deste ano se aproxima dos 112 casos registrados no ano de 2018. Já em 2017, foram confirmados 129 diagnósticos.

O caso mais recente de morte por meningite meningocócica no Maranhão foi registrado na madrugada dessa segunda-feira (16), na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da área Itaqui-Bacanga, em São Luís, de uma paciente que não teve identificação divulgada. Por causa do diagnóstico, as famílias e demais pessoas que tiveram contato com essa vítima estão sendo acompanhadas por profissionais e devem receber medicação para a quimioprofilaxia, seguindo Protocolo do Ministério da Saúde.

Essa recomendação é feita porque a meningite, seja causada por bactérias, vírus, fungos ou parasitas, pode ser transmissível pelo ar através de tosses e espirros. Dos 109 casos confirmados no estado, 21 foram de doença meningocócica (bacteriana), com oito óbitos; 23 foram de meningite viral com uma morte; e 65 foram de outras etiologias, com 26 óbitos.

Com as chuvas ficando mais frequentes na região, a SES alerta que, durante esse período chuvoso, costuma aumentar as chances do aparecimento de doenças respiratórias como meningite e influenza. Por conta disso, a Superintendência de Epidemiologia e Controle de Doenças da SES, chama atenção de professores de escolas, creches e funcionários de ambientes com muita aglomeração para adotar medidas de prevenção.

No Brasil, a meningite é considerada uma doença endêmica — Foto: Reprodução/NSC TV

G1 MA

6 thoughts on “Meningite no Maranhão já passa de 100 casos, seguido de 35 mortes somente em 2019

  1. Pingback: concretewoody.com
  2. Pingback: click here
  3. Pingback: replica watch
  4. Pingback: lace front wigs

Comments are closed.

Valmir Arajúo