. NASA rastreia ‘enxame’ de asteroides que se aproxima da Terra a velocidades vertiginosas – Portal Hora 1 News Maranhão

NASA rastreia ‘enxame’ de asteroides que se aproxima da Terra a velocidades vertiginosas



Estima-se que as rochas espaciais cheguem a se aproximar com diferença de horas uma das outras, a partir da 1h54 no horário de Brasília.

O primeiro objeto espacial que se aproximará do nosso planeta, de 44 metros de diâmetro, chama-se 2019 VW1, e está viajando a uma velocidade de uns 11,8 mil km/h, informa Centro de Estudos de Objetos Próximos à Terra (CNEOS) da NASA.

A segunda rocha espacial que fará uma passagem próxima no dia 12 de novembro é identificada como 2019 VK3 e tem diâmetro de 43 metros. Logo atrás vem o asteroide 2019 VN2, que tem apenas 24 metros de largura.

O quarto asteroide é chamado 2019 UB14, cujo diâmetro é estimado em uns 38 metros. A agência observou que ele está atualmente se movendo em direção à Terra a uma velocidade de 21,7 mil km/h.

Rochas espaciais perigosas

“Alguns asteroides e cometas seguem caminhos orbitais que os levam muito mais perto do Sol e, portanto, da Terra – do que de costume. Se a abordagem de um cometa ou asteroide o aproximar a 1,3 unidade astronômica do Sol, o chamamos de Objetos Próximos à Terra [NEO]”, disse a agência espacial norte-americana.

TOP BUZ


Valmir Arajúo
Powered by