. Servidores do TJMA são capacitados para prevenção e combate a incêndio – Portal Hora 1 News Maranhão

Servidores do TJMA são capacitados para prevenção e combate a incêndio



Servidores do Tribunal de Justiça do Maranhão participam, até esta quarta-feira (20), de Treinamento de Prevenção e Combate a Incêndio, promovido pela Diretoria de Segurança Institucional e Gabinete Militar em parceria com a Diretoria de Atividades Técnicas do Corpo de Bombeiros Militar do Estado. A primeira turma foi capacitada nessa segunda (18), no prédio do Centro Administrativo.

A iniciativa visa capacitar os servidores para atuarem em situações de princípio de incêndio, de forma segura e adequada, por meio de conhecimentos teóricos e práticos.

O diretor de Segurança Institucional do TJMA e do Gabinete Militar, tenente-coronel Alexandre Magno, explica a importância da ação preventiva e de segurança individual e coletiva.

“É fundamental saber como agir nesses momentos, manuseando corretamente os equipamentos e conhecendo o procedimento a ser seguido em caso de evacuação de emergência, de forma a evitar situações mais graves. Esse treinamento é uma relevante estratégia de segurança institucional”, explica.

A equipe de segurança informou que os extintores do Poder Judiciário do Maranhão estão sendo substituídos pelo tipo ABC, com vistas a facilitar o combate a princípios de incêndios provocados por variados tipos de materiais (líquidos, sólidos, metais combustíveis, equipamentos elétricos).

TREINAMENTO

A capacitação foi ministrada pelo tenente Frank Roniel, do quadro de combatentes do Corpo de Bombeiros do Maranhão, que abordou em dois momentos (teórico e prático), desde a explanação de conceitos sobre fogo e sua propagação, incêndio, classes de incêndio e características (A – combustíveis sólidos, B – combustíveis líquidos, C – combustíveis energizados, D – combustíveis metais), prevenção, tipos de extintores (água, gás carbônico (CO2), pó químico seco (BC e ABC) e espuma), elementos causadores de incêndio, evacuação de ambientes em situações de risco e manuseio dos equipamentos.

Durante o treinamento, o tenente – auxiliado por bombeiros e policiais do TJMA – alertou sobre procedimentos essenciais a serem seguidos, em casos de princípio de incêndio, tais como uso dos extintores adequados para cada tipo de incêndio, distanciamento dos equipamentos, identificação da origem ou natureza do fogo, dentre outros aspectos.

“O conhecimento salva vidas, por isso é muito importante que os servidores sejam treinados constantemente, pois nem sempre existe tempo hábil para a chegada do Corpo de Bombeiros no local”, frisou o tenente Frank Roniel.

O tenente explicou que o uso inadequado dos equipamentos pode agravar a situação e até transformar um simples princípio de incêndio em um incêndio de maiores proporções. “Por isso, é primordial que todos aprendam a utilizar adequadamente os extintores e identificar a classe de incêndio”, ressaltou.

Os servidores participantes aprenderam, na prática, a atuarem nessas situações, apagando fogo de um botijão de gás e manuseando todos os tipos de extintores para combate a princípios e focos de incêndio (simulados no local), seja no ambiente de trabalho, em casa, ou em qualquer outro lugar.

A capacitação foi encerrada com uma simulação, no prédio-sede do TJMA, de princípio de incêndio e evacuação do local.

Quem participou da programação, elogiou a iniciativa do Judiciário maranhense em promover ações preventivas no ambiente de trabalho. Foi o caso de Carlos Eduardo Sales, servidor da Comunicação do TJMA.

Seguros Promo [seguros_promo_shortcode theme=”card-large” ideal_para=”6″ ideal_para_lbl=”América do Norte” /]
Valmir Arajúo
Powered by