CCVM_ Aviso de Pauta_Marechal RJ_ Kadu dos Anjos e Passinho_última semana Festival Kebrada – Portal Hora 1 News Maranhão

CCVM_ Aviso de Pauta_Marechal RJ_ Kadu dos Anjos e Passinho_última semana Festival Kebrada

O Centro Cultural Vale Maranhão (CCVM) durante um mês foi palco das expressões artísticas da cultura Hip Hop:rap; dança de rua; grafite; dj´s e batalhas de rima e dança. O Festival Kebrada, que reuniu 60 artistas em 25 oficinas e 34 shows, chega a sua última semana e promete movimentar o Centro Histórico com a presença dos convidados, MC Marechal, do Rio de Janeiro, Kdu dos Anjos e Vitinho do Passinho, de Minas Gerais.

A quarta semana do evento, intitulada “Posse Todos Juntos”, começa nesta quinta (20) e encerra no sábado (22). A proposta é que todos juntos, artistas locais e convidados, possam trocar experiências e proporcionar ao público shows, conversas abertas, batalhas de Hip Hop e oficinas.

Oficinas

As tardes de quinta (20) e sexta(21)começam com as oficinas de Passinho, Audiovisual, Estilo e Mobgrafia.

De Minas Gerais, pela primeira vez em São Luís, Vitinho do Passinho irá ministrar a oficina de Passinho. O jovem dançarino é destaque nas danças urbanas de Belo Horizonte, na modalidade Passinho Foda, uma derivação do Funk.

A oficina de Audiovisual será com o videomaker e produtor, Jonas Pires, que apresentará noções básicas para iniciantes na linguagem de vídeo, com enfoque também em dicas para e produção de clipes de Hip Hop e vídeos de skate.

Ferramenta indispensável nos dias atuais, o celular e todo seu potencial multimídia, é sempre presente na vida dos artistas, capturando os momentos, quer em vídeo ou em fotos. Pensando nisso, o fotógrafo, Vicente Martins, irá ministrar a oficina Mobgrafia, que pretende explorar os aplicativos de foto e o seu potencial para a divulgação de artistas de todas as áreas.

A quarta oficina da programação é a de Estilo, com o Coletivo Cazumbá, que traz para o Kebrada noções de produção de moda, cenografia, material publicitário e agenciamento de mídias sociais. Tudo para a construção e divulgação da imagem dos artistas. Aquele toque a mais no visual, que faz toda a diferença.

Conversas Abertas

Pensando em proporcionar a troca de experiências entre o movimento Hip Hop no Maranhão e em outros estados, o Festival Kebrada programou dois momentos de conversa com feras da quebrada. A primeira,“Empreendedorismo Cultural na Comunidade”, acontece na quinta (20), às 15h, com a presença de Kdu dos Anjos (MG) e dos debatedores MC Alcino e Glauciane Pires(curadores do Festival Kebrada),do dançarino Oton Break e do grafiteiroEdi Bruzaca, representantes da cultura Hip Hop no estado efiguras atuantes em comunidades periféricas da grande Ilha.

Especialmente convidado para o Festival Kebrada, o produtor, arte educador, ator, MC e compositor, Kdu dos Anjos, irá apresentar nesta Conversa Aberta, um pouco do trabalho de arte educação para inclusão de crianças e adolescentes que desenvolve no Centro Cultural Lá da Favelinha, no Aglomerado da Serra em Belo Horizonte (MG). Além de manter biblioteca e oficinas, o Centro produz eventos como Rap da Favelinha, Fika Ryca Favelinha, Favelinha Fashion Week, Disputa Nervosa e outros. As ações vêm fortalecendo a autoestima e o protagonismo da juventude periférica. Kdu tem compartilhado sua experiência em diversos seminários, entre eles o Creative Economy Networks, em Londres (2018).

Para a Conversa Aberta de sexta (21), “Espírito Independente no Hip Hop”, o convidado é o rapper Marechal, que será recebido pelos curadores Mc Alcino e Costelo. Natural de Niteroi (RJ), Marechal é um dos principais nomes do rap nacional e um dos pioneiros do estilo Freestyle no Brasil. Começou no Hip Hop influenciado por Racionais Mcs, Public Enemy e Gabriel Pensador. É produtor musical desde 2000, venceu diversos duelos de MC´s, criou a Batalha do Real, na Lapa e a Batalha do Conhecimento, evento referência para os realizadores de batalhas de MC´s em todo o país. Iniciou, em 2012, o Projeto Livrar, que distribui livros para o público após seus shows. Comanda o selo deRAP#VVAR(Vamos Voltar à Realidade) e o Projeto Hip Hop nas Escolas.

Batalhas

Na cultura Hip Hop as batalhas são um show à parte. É nas arenas que rimadores, dançarinos, bboys e mc´s mandam ver e mostram sua habilidade moldada nas ruas. O Festival Kebrada escolheu três categorias para essas disputas: Bboy, Passinho e Rima. Os vencedores levam para casa o troféu e premiação em dinheiro.

A Batalha de Bboy acontece dia 20 (quinta), às 17h. No comando da Batalha, Elias, bboy e diretor do grupo de dança de rua Tribo Style Crew. A discotecagem é de DJ Astro.

Dia 21 (sexta), às 16h, é a vez da Batalha de Passinho, estilo que conquistou o Brasil de norte a sul. No comando da Batalha, MC Alcino, organizador de batalhas na área do Itaqui-Bacanga e DJ Wex, nas pick ups. As eliminatórias acontecem, às 16h e a final, às 17h.

Sábado (22), às 17h a Batalha de Rima, promete ressoar a crônica urbana dos MC´s no Centro Histórico de São Luís. No comando da Batalha, o artista de rua e um dos criadores da Batalha na Praça, MC Carlos Over. Na discotecagem, DJ Omar.

As inscrições para as Batalhas podem ser feitas no CCVM, uma hora antes de seu início.

Shows

Nesta última semana, o Festival  junta todas as quebradas em dois grandes shows de encerramento da programação. Na sexta (21), o hip hop maranhense recebe Kdu dos Anjos (MG).

Kdu foi um dos primeiros rimadores revelados no Duelo de MC´s, em BH e já lançou 3 discos solo: A cidade (2011), Prólogo (2012) e Azul (2014). Recentemente produziu um CD de funk inspirado em “Grandes Sertões Veredas”, de Guimarães Rosa.A noite ainda terá no palco a banda Ilha Dub´s em apresentação que irá passear pelos ritmos jamaicanos e influências do rap, funk e soul. Na sequência, Mc Rafisa, uma das presenças femininas do Festival Kebrada vem com a pegada funk, e a noite segue com $trutura de Rua e suas letras contestatórias e MC Zook, rimador combativo que este ano representou o Maranhão no Duelo Nacional de MC´s, em Belo Horizonte. A discotecagem é por conta do DJ Wex e seu repertório recheado de influências da música negra e da BassMusic.

Encerrando o Festival, sábado (22), as quebradas maranhenses se reúnem para receber aquele que já se tornou uma referência para rappers de todo o país, Mc Marechal (RJ).

Sobem ao palco Mc Alcino, um dos ícones do hip hop do Maranhão, com mais de 20 anos de experiência na arte de rua, os DJ´s Adaga e Astro, referências na discotecagem, que trazem batidas africanas e black beats dos guetos norte-americanos, passando pela ancestralidade dos elementos da cultura popular maranhense e as influências do R&B. A noite ainda tem MC Joier, um dos novos nomes do rap maranhense e o rap-soul-funk, com uma pitada dos ritmos regionais, da bandaT.A. Calibre I.

Sobre o festival

O Kebrada começou  teve início em 29 de novembro e segue até o dia 22 de dezembro. Reuniu 60 artistas em um grande panorama do movimento no Maranhão. A programação inclui 25 oficinas, 2  conversas abertas, 34 shows, 3 apresentações de dança, grafitagem coletiva e 3 batalhas com premiação (rima, bbboy e passinho). O maior evento de Hip Hop do Maranhão com todas as atividades gratuitas

“Como uma das grandes expresses artísticas das periferias, o movimento Hip Hop é um exemplo da força transformadora da cultura. Seus artistas usam a rima, o som, o corpo e a tinta para se expressar de forma contundente e questionadora.Por isso, abrimos nossas portas para receber o Hip Hop durante um mês inteiro e chamamos figuras referenciais do movimento para fazer a curadoria da programação”, explica Paula Porta, curadora do CCVM.

Mc Alcino é o curador da primeira semana, reunindo os artistas do Itaqui-Bacanga. Costelo, o curador da segunda semana, reunindo artistas da Cidade Operária e algumas outras quebradas. Jonas e Glauciane Pires, os curadores da Terceira semana, reuniram os artistas da Divinéia.

Todos juntos programaram a última semana e convidaram artistas de fora, que chegam para trocar com os maranhenses: Mc Kdu dos Anjos (Belo Horizonte), Vitinho do Passinho (Belo Horizonte) e Marechal (Rio de Janeiro).


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
JORNALISMO SÉRIO - NOTÍCIAS COM CREDIBILIDADE - DESDE 2001 - BLOGEUIRO VALMIR ARAÚJO